As melhores agências de Relações Públicas em Portugal
Segundo o Estudo AGENCY SCOPE Portugal 2023/2024: Lift é a melhor agência de comunicação portuguesa
O setor das Relações Públicas em Portugal continua em expansão e a ganhar relevância estratégica nas organizações nacionais. A última edição do estudo AGENCY SCOPE Portugal, realizado pela Scopen, recolheu a opinião de mais de 300 profissionais do mercado português, incluindo diretores e gestores de marketing e comunicação, de diversos setores de atividade, através de entrevistas e inquéritos individuais com o objetivo de analisar o desempenho das agências.
Para além de identificar claramente as agências líderes no biénio 2023/2024, o estudo fornece uma análise detalhada e abrangente, com importantes insights sobre o setor das Relações Públicas, em Portugal.
O que procuram os clientes nas agências de Relações Públicas?
Segundo o estudo, os clientes valorizam essencialmente:
- Estratégia e Planeamento: Capacidade de desenvolver estratégias eficazes e bem estruturadas (87% de importância).
- Conhecimento do Setor e da Marca: Compreensão profunda do negócio e das necessidades específicas dos clientes (60%).
- Relações com Jornalistas e Stakeholders: Relações eficazes e positivas que gerem resultados tangíveis (47%).
- Criatividade e Inovação: Capacidade de apresentar soluções originais e inovadoras (31%).
Tendo em conta estes dados, a estratégia sólida, o domínio setorial e a inovação em comunicação destacam-se entre as características que os clientes mais valorizam numa agência.
Rankings e líderes de mercado
A Lift Consulting destaca-se claramente como a agência mais admirada e reconhecida no mercado português, assumindo a liderança em quatro das cinco dimensões mais valorizadas pelo setor a nível nacional, entre elas: notoriedade espontânea, exemplaridade e atratividade.
No ranking global da avaliação de mercado, a Lift obtém ainda maior scoring de avaliação (130). A perceção de clientes e não clientes é de que se trata da agência com melhor imagem e reputação; maior peso nos media/PR e na relação com opinion leaders; maior capacidade do ponto de vista de estratégia de PR e em matéria de inovação, maior capacidade de resposta especializada nas áreas de produto, corporate, CSR e sustentabilidade e a que se destaca também do ponto de vista de serviço e equipa.
Ranking | Agência | Agência Exemplar | Notoriedade (Nota Scopen) | Critérios Valorizados Pelos Clientes |
1 | Lift Consulting | 24 menções | 72 | Estratégia, conhecimento setorial, relacionamento e inovação
|
2 | HK Strategies (Burson) | 16 menções | 65 | Reputação e relacionamento com stakeholders
|
3 | Adagietto | 15 menções | 70 | Criatividade e inovação
|
4 | LLYC | 14 menções | 68 | Conhecimento profundo do setor
|
5 | LPM Comunicação | 11 menções | 63 | Histórico sólido e presença no mercado
|
6 | Corpcom | 9 menções | 61 | Especialização e relacionamento eficaz
|
7 | Porter Novelli | 7 menções | 55 | Integração de serviços e soluções criativas
|
8 | Guess What | 6 menções | 52 | Flexibilidade operacional e inovação
|
9 | CV&A Consultores | 5 menções | 50 | Comunicação institucional estratégica
|
10 | Wisdom Consulting | 4 menções | 49 | Especialização setorial e estratégia integrada |
Ranking dos profissionais mais admirados
O mesmo estudo revelou, ainda, quais são os profissionais de Relações Públicas mais admirados em Portugal. Esta lista reflete o reconhecimento do mercado pelas competências de liderança, visão estratégica e impacto na reputação das respetivas agências.
Salvador da Cunha, da Lift Consulting, surge em primeiro lugar, amplamente destacado como referência no setor. Miguel Moreira Rato (Adagietto) e Tiago Vidal (LLYC) ocupam as posições seguintes, reforçando o peso que estas agências têm no panorama da comunicação em Portugal. A lista inclui ainda Filipa Caldeira e António Cunha Vaz, sublinhando a diversidade de perfis com forte influência no setor.
Ranking | Profissional | Agência | Nota Scopen |
1 | Salvador da Cunha | Lift Consulting | 48 |
2 | Miguel Moreira Rato | Adagietto | 31 |
3 | Tiago Vidal | LLYC | 21 |
4 | Filipa Caldeira | Fullsix | 18 |
5 | António Cunha Vaz | CV&A Consultores | 16 |
Como escolher a melhor agência de Relações Públicas?
No processo de escolher uma agência parceira, as empresas devem ter em conta os seguintes critérios:
- Estratégia sólida e adaptada ao setor;
- Bom relacionamento com meios de comunicação;
- Criatividade e inovação constante;
- Reputação sólida e feedback positivo de clientes existentes.
Este estudo da Scopen é uma ferramenta valiosa para orientar os decisores empresariais numa escolha fundamentada e estratégica que permite otimizar a comunicação das suas empresas.
Para mais detalhes e para descobrir as últimas novidades sobre comunicação empresarial e Relações Públicas, acompanhe regularmente o nosso site.