As melhores agências de Relações Públicas em Portugal

Por Salvador da Cunha, CEO da Lift

Segundo o Estudo AGENCY SCOPE Portugal 2023/2024: Lift é a melhor agência de comunicação portuguesa

O setor das Relações Públicas em Portugal continua em expansão e a ganhar relevância estratégica nas organizações nacionais. A última edição do estudo AGENCY SCOPE Portugal, realizado pela Scopen, recolheu a opinião de mais de 300 profissionais do mercado português, incluindo diretores e gestores de marketing e comunicação, de diversos setores de atividade, através de entrevistas e inquéritos individuais com o objetivo de analisar o desempenho das agências.

Para além de identificar claramente as agências líderes no biénio 2023/2024, o estudo fornece uma análise detalhada e abrangente, com importantes insights sobre o setor das Relações Públicas, em Portugal.

O que procuram os clientes nas agências de Relações Públicas?

Segundo o estudo, os clientes valorizam essencialmente:

  1. Estratégia e Planeamento: Capacidade de desenvolver estratégias eficazes e bem estruturadas (87% de importância).
  2. Conhecimento do Setor e da Marca: Compreensão profunda do negócio e das necessidades específicas dos clientes (60%).
  3. Relações com Jornalistas e Stakeholders: Relações eficazes e positivas que gerem resultados tangíveis (47%).
  4. Criatividade e Inovação: Capacidade de apresentar soluções originais e inovadoras (31%).

Tendo em conta estes dados, a estratégia sólida, o domínio setorial e a inovação em comunicação destacam-se entre as características que os clientes mais valorizam numa agência.

Rankings e líderes de mercado

A Lift Consulting destaca-se claramente como a agência mais admirada e reconhecida no mercado português, assumindo a liderança em quatro das cinco dimensões mais valorizadas pelo setor a nível nacional, entre elas: notoriedade espontânea, exemplaridade e atratividade.

No ranking global da avaliação de mercado, a Lift obtém ainda maior scoring de avaliação (130). A perceção de clientes e não clientes é de que se trata da agência com melhor imagem e reputação; maior peso nos media/PR e na relação com opinion leaders; maior capacidade do ponto de vista de estratégia de PR e em matéria de inovação, maior capacidade de resposta especializada nas áreas de produto, corporate, CSR e sustentabilidade e a que se destaca também do ponto de vista de serviço e equipa.

 

 Ranking    Agência Agência Exemplar  Notoriedade (Nota Scopen) Critérios Valorizados Pelos Clientes
1 Lift Consulting 24 menções 72 Estratégia, conhecimento setorial, relacionamento e inovação

 

2 HK Strategies (Burson) 16 menções 65 Reputação e relacionamento com stakeholders

 

3 Adagietto 15 menções 70 Criatividade e inovação

 

4 LLYC 14 menções 68 Conhecimento profundo do setor

 

5 LPM Comunicação 11 menções 63 Histórico sólido e presença no mercado

 

6 Corpcom 9 menções 61 Especialização e relacionamento eficaz

 

7 Porter Novelli 7 menções 55 Integração de serviços e soluções criativas

 

8 Guess What 6 menções 52 Flexibilidade operacional e inovação

 

9 CV&A Consultores 5 menções 50 Comunicação institucional estratégica

 

10 Wisdom Consulting 4 menções 49 Especialização setorial e estratégia integrada

 

Ranking dos profissionais mais admirados

O mesmo estudo revelou, ainda, quais são os profissionais de Relações Públicas mais admirados em Portugal. Esta lista reflete o reconhecimento do mercado pelas competências de liderança, visão estratégica e impacto na reputação das respetivas agências.

Salvador da Cunha, da Lift Consulting, surge em primeiro lugar, amplamente destacado como referência no setor. Miguel Moreira Rato (Adagietto) e Tiago Vidal (LLYC) ocupam as posições seguintes, reforçando o peso que estas agências têm no panorama da comunicação em Portugal. A lista inclui ainda Filipa Caldeira e António Cunha Vaz, sublinhando a diversidade de perfis com forte influência no setor.

 

Ranking  Profissional Agência  Nota Scopen 
1 Salvador da Cunha Lift Consulting 48
2 Miguel Moreira Rato Adagietto 31
3 Tiago Vidal LLYC 21
4 Filipa Caldeira Fullsix 18
5 António Cunha Vaz  CV&A Consultores 16

 

Como escolher a melhor agência de Relações Públicas?

No processo de escolher uma agência parceira, as empresas devem ter em conta os seguintes critérios:

  • Estratégia sólida e adaptada ao setor;
  • Bom relacionamento com meios de comunicação;
  • Criatividade e inovação constante;
  • Reputação sólida e feedback positivo de clientes existentes.

Este estudo da Scopen é uma ferramenta valiosa para orientar os decisores empresariais numa escolha fundamentada e estratégica que permite otimizar a comunicação das suas empresas.

Para mais detalhes e para descobrir as últimas novidades sobre comunicação empresarial e Relações Públicas, acompanhe regularmente o nosso site.