Influenciadores Digitais como Estratégia de Marketing

Por Rita Cavalheiro, Communication Consultant

É certo e sabido que vivemos numa sociedade cada vez mais rápida e tecnologicamente avançada. Os últimos dois anos, devido à pandemia, motivaram ainda mais estes avanços tecnológicos. As marcas perceberam a urgência de ter uma forte estratégia e presença no digital. Este foi o meio mais fácil e seguro que nos permitiu manter algum tipo de ligação e conexão com aqueles que mais gostamos, mas, também, estreitar as relações entre marca/consumidor, numa altura em que nos pediam para nos isolarmos e não sairmos de casa. A verdade é que o tempo das pessoas expostas aos ecrãs dos seus telemóveis e computadores nunca foi tão grande e com a maioria dos comércios fechados, a compra online era a solução evidente para a sobrevivência dos negócios.

Quando digo que trabalho numa agência de comunicação na área do Marketing de Influência, sinto que tenho sempre de contextualizar e explicar o que faço. O termo não é novo, e as pessoas estão familiarizadas com o mesmo, mas ficam sempre na dúvida se esta já é efetivamente uma área de negócio e o processo de trabalho com os ditos “influencers” gera sempre alguma curiosidade. Não é pela maior parte das pessoas ter redes sociais próprias e seguir alguns influenciadores, que dominam o Marketing de Influência e se tornam especialistas e profissionais aptos para acrescentar valor às organizações.

Uma análise feita pelo Influencer Marketing Hub, demonstra-nos a força que o Marketing de Influência ganhou nos últimos anos e o crescimento estimado para o ano de 2022:

– A Indústria do Marketing de Influência deverá crescer para aproximadamente 16,4 mil milhões de dólares em 2022;

– Só em 202, as plataformas focadas no Marketing de Influência angariaram mais de $800M de financiamento, uma indicação do crescimento significativo da indústria;

– O número global de ofertas de serviços relacionados com o Marketing de Influência cresceu 26% só em 2021, para chegar a 18.900 empresas que oferecem ou se especializam em serviços de Marketing de Influência;

– Mais de 75% dos responsáveis de marca pretendem dedicar um orçamento para influenciar o marketing em 2022;

Conseguimos, assim, perceber que o Marketing de influência é uma área em expansão e crescimento e estes dados comprovam que as marcas têm vindo a perceber a sua vantagem competitiva face a outras estratégias de Marketing e o quão eficiente este pode ser. Mas, a pergunta mantém-se:  O que é e o Marketing de Influência?

Não existe apenas uma definição. Para mim, trata-se de uma estratégia digital que envolve uma parceria entre uma marca e um ou vários criadores de conteúdos, que são considerados pelas suas audiências como experts numa determinada área. As marcas estabelecem parcerias remuneradas com estes influenciadores, pois acreditam que os seus seguidores são precisamente o target para o qual pretendem comunicar o seu produto ou serviço.

Parece uma estratégia fácil de implementar, mas, cada vez mais, as marcas percebem que para garantirem que o seu investimento é eficiente e traz o retorno desejado é necessário pensar estrategicamente o Marketing de Influência.

– Quem são os influenciadores que vão comunicar este novo produto da minha marca? Quais os seus valores e área de expertise?

– Pretende-se fazer a comunicação com micro e middle influenciadores? Ou com macro influenciadores e celebridades?

– Quem são as audiências de um determinado influenciador? São o target da comunicação que se pretende realizar?

– Quais são os interesses da audiência do influenciador com quem quero trabalhar?

– O perfil do influenciador tem altos níveis de interação que possam garantir o sucesso dos conteúdos que vou negociar?

– Apesar de ter um elevado número de seguidores, a audiência de um dado perfil será credível ou terá uma grande percentagem de fake followers?

– O perfil que estou a escolher consegue criar o conteúdo que pretendo, no formato que quero?

Estas são algumas das questões que, para implementar uma estratégia de Marketing de Influência bem-sucedida, uma marca deve querer ver respondidas. Não é fácil, e não se trata apenas de entregar um determinado produto a um influenciador para ele criar conteúdos. É necessário, cada vez mais, profissionais que trabalhem em conjunto com as marcas para criar estratégias de Marketing de Influência vencedoras e completamente integradas nas suas estratégias digitais.

Quando pensado estrategicamente, as vantagens do Marketing de Influência para as marcas são imensas e estas já compreenderam muito bem o seu potencial, não apenas do ponto de vista custo/benefício, mas pela autenticidade que a comunicação ganha ao serem os próprios influenciadores a criar o conteúdo para a marca, criando assim uma maior proximidade com as audiências que este vai impactar.

Esta é uma área em franco crescimento, com imensas possibilidades e caminhos para crescer e constantes novos desafios para desbravar. Uma aposta certa no presente e que o continuará a ser no futuro, assim o queiram as marcas que não tenham medo de arriscar!